domingo, 17 de abril de 2011

802

João era casado com Maria e teve com ela três filhos. O filho mais velho faleceu e deixou dois descendentes. Abalado pelo fato, João sucumbiu ao saber da notícia, após mal súbito. Durante o sepultamento, a família teve outra notícia trágica: o filho mais novo do casal, no caminho para a cerimônia, morreu em um acidente de trânsito, deixando descendentes.

Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.

a) Os descendentes do filho mais velho de João herdam por direito de representação, fazendo jus a cota igual à que caberia ao seu único tio vivo.
b) Caso João e seu filho mais novo tivessem falecido no mesmo instante, a comoriência não afastaria o direito de representação dos descendentes deste último.
c) O direito de representação dos netos de João, entre outros efeitos, acarreta o desaparecimento da concorrência com o cônjuge sobrevivo.
d) De igual modo que seus primos, filhos do tio mais velho, os descendentes do filho mais novo de João herdam por direito de representação.
e) Não se daria a sucessão por direito de representação na hipótese de o filho mais velho ter-se tornado indigno, até porque não se representa pessoa viva.

7 comentários:

  1. Fala uma dica aí professor...rsrs essa questão tá difícil de mais...

    ResponderExcluir
  2. Difícil ??? Essa tá impossível...Mas não durmo enquanto não achar a resposta, manda a dica porque preciso dormir cedo pra trabalhar amanhã...rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Façam as linhas sanguineas. Daí façam os cortes pela linha temporal com as devidas transmissões. Fácil demais!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião, não é a "d", pois os descendentes do filho mais novo de joão estão herdando por cabeça, pois quando o filho mais novo morreu, já tinha ocorrido a saisine em relação aos bens de joão, ou seja, o filho mais novo herdou, e logo após morreu, passando os bens aos seus herdeiros por cabeça e não por representação. Eu acho que é letra "b", mas é como eu disse: EU ACHO....kkk

    ResponderExcluir